Ola meninos, boa noite. Sugiro que vcs começam a fazer um esboço do que vcs irão fazer e qualquer duvida podem e devemme procurar
Blog Biologia Online. Seu blog de interação, ensino, aprendizagens escolares. SEJAM BEM VINDOS QUERIDOS!!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Biologia no cotidiano
Células cancerosas
As céulas são ,consideradas cancerosas quando crescem mais rapidamente que o normal, apresentam aspecto alterado e deixam de funcionar de forma coordenada com as células vizinhas. Geralmente as células cancerosas reproduzem-se mais depressa que as normais, e essa proliferação celular aberrante ou neoplasia leva à formação de tumores.
São muitos os agentes carcinogênicos, isto é, que podem desencadear o comportamento anormal de uma célula. São exemplos os compostos químicos que se encontram no cigarro ou resultam da queima de plásticos e de certos processos industriais, radiação ionizante, certos vírus, disfunções hormonais e até o estresse.
Fundamentalmente o câncer é uma doença genética, pois quando o mecanismo neoplásico se desencadeia, é porque uma célula-mãe ficou doente e teve uma alteração em seu DNA ou material genético, passando daí a transmitir a anomalia para todas as células-filhas.
Reflita!!
Todo ano quase 8 milhões de pessoas morrem por causa de câncer no mundo. No Brasil o câncer, a segunda causa mais comum de morte (a primeira são as doenças cardiovasculares), mata cerca de 130 mil pessoas por ano e gera quase 500 mil novos casos, principalmente de câncer de próstata e de pulmão entre os homens e de mama e de colo do útero entre as mulheres, estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Fioravanti-2009
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Ativ. 3 Exercicio no caderno
Boa noite queridos!
Segue abaixo as questões para serem contextualizadas e socializadas em sua proxima aula.
Reflita sobre o que falamos em sala e bom trabalho.
1. O termo célula continua sendo usado desde que Hooke observou a cortiça. Essa denominação corresponde aos conhecimentos atuais sobre a célula?
2. Aponte diferenças entre células eucarióticas e células procarióticas, indicando os grupos de seres vivos que as apresentam.
3. Cite uma desvantagem do uso do microscópio eletrônico.
4. (Fuvest-SP) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: "as bactérias não têm núcleo nem DNA". Você concorda com o estudante? Justifique.
Profª Ale
Segue abaixo as questões para serem contextualizadas e socializadas em sua proxima aula.
Reflita sobre o que falamos em sala e bom trabalho.
1. O termo célula continua sendo usado desde que Hooke observou a cortiça. Essa denominação corresponde aos conhecimentos atuais sobre a célula?
2. Aponte diferenças entre células eucarióticas e células procarióticas, indicando os grupos de seres vivos que as apresentam.
3. Cite uma desvantagem do uso do microscópio eletrônico.
4. (Fuvest-SP) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: "as bactérias não têm núcleo nem DNA". Você concorda com o estudante? Justifique.
Profª Ale
Ativ. 2 Diferenças entre microscópio óptico e eletrônico
Olá meninos, boa noite queridos!
Nesta atividade gostaria que vcs pesquisassem e socializassem neste espaço o resultado de suas pesquisas.
Vejam se há e quais são as diferenças entre esses 2 tipos de microscópio.
Bom trabalho.
Bjinhos!!
Profª Ale
Nesta atividade gostaria que vcs pesquisassem e socializassem neste espaço o resultado de suas pesquisas.
Vejam se há e quais são as diferenças entre esses 2 tipos de microscópio.
Bom trabalho.
Bjinhos!!
Profª Ale
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Ativ. 1. Apresentação
Olá queridos e queridas. Boa noite!
A fim de iniciarmos nossas atividades de Biologia, gostaria que kda um de vcs se apresentasse.
Fale de vc. Permita-nos, a mim, professora, e seus colegas de turma e, pq não, de outras turmas, ter o privilégio de conhece-lo.
Desejo a todos uma otima noite e um inicio de amizades sinceras e duradouras.
Grande abraço a todos.
Profª Alessandra Arcos
A fim de iniciarmos nossas atividades de Biologia, gostaria que kda um de vcs se apresentasse.
Fale de vc. Permita-nos, a mim, professora, e seus colegas de turma e, pq não, de outras turmas, ter o privilégio de conhece-lo.
Desejo a todos uma otima noite e um inicio de amizades sinceras e duradouras.
Grande abraço a todos.
Profª Alessandra Arcos
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)

