quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Biologia no cotidiano

Células cancerosas
    
          As céulas são ,consideradas cancerosas quando crescem mais rapidamente que o normal, apresentam aspecto alterado e deixam de funcionar de forma coordenada com as células vizinhas. Geralmente as células cancerosas reproduzem-se mais depressa que as normais, e essa proliferação celular aberrante ou neoplasia leva à formação de tumores.
          São muitos os agentes carcinogênicos, isto é, que podem desencadear o comportamento anormal de uma célula. São exemplos os compostos químicos que se encontram no cigarro ou resultam da queima de plásticos e de certos processos industriais, radiação ionizante, certos vírus, disfunções hormonais e até o estresse.
          Fundamentalmente o câncer é uma doença genética, pois quando o mecanismo neoplásico se desencadeia, é porque uma célula-mãe ficou doente e teve uma alteração em seu DNA ou material genético, passando daí a transmitir a anomalia para todas as células-filhas.

          Reflita!!

          Todo ano quase 8 milhões de pessoas morrem por causa de câncer no mundo. No Brasil o câncer, a segunda causa mais comum de morte (a primeira são as doenças cardiovasculares), mata cerca de 130 mil pessoas por ano e gera quase 500 mil novos casos, principalmente de câncer de próstata e de pulmão entre os homens e de mama e de colo do útero entre as mulheres, estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Fioravanti-2009




11 comentários:

  1. Caranba ta ai uma coisa que eu não fazia ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh querido, a informação somada a prevenção ainda é o melhor remédio pra evitar essa doença. Bjus e bom dia.

      Excluir
  2. Nossa, eu não sabia que morria muitas pessoas assim
    eu acho que as pessoas deveriam cuidar mais da sua saúde
    para evitar essas doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querido Leonam. Espera-se que as pessoas se cuidem mais, pois as informações estão ai, em todos os veículos de comunicação. Bjinhos!!

      Excluir
  3. Concordo ctg leonan, tem que se cuidar!
    Abraços ae.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pois eh Fabricio, mas se pudermos mudar essa realidade com as informações que temos já eh de grande valia. Grande bjo.

      Excluir
  5. Mais o problema é que todos nos vamos morrer, Nao tem como escapar ! O homem so vive no maximo 100 anos é raro passar disso o ser humano. Quando chega a hora nãoo tem jeito morrer mesmo.

    ResponderExcluir
  6. No BRASIL Cerca de 7 mil Brasileiros morrem atualmente devido ao câncer de fígado .

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Gabriel, mas as pessoas deveria se cuidar cuidar de sua saúde para viver mais !!

    ResponderExcluir